“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” Provérbios 24: 10
Muitas coisas podem nos levar a passar por momentos de angústia. Esta tristeza profunda que inquieta e perturba, a angústia, pode ser fruto de uma situação de enfermidade, um problema na escola ou no trabalho, um desencontro familiar, um rompimento de relacionamento, a perda de um ente querido... Levaria muito tempo se tentasse lembrar, e listar, todas as situações que estamos sujeitos e que poderiam nos levar a momentos de angústia. Muitos dias que nos entristecem tanto que tudo em volta parece perder a importância. Só algo parece digno de atenção: a dor. Lutamos contra o abatimento, o semblante caído e a falta de sorriso em nossos lábios, mas logo as pessoas começam a perceber e por fim não adianta mais esconder. Não enxergamos a luz e passamos a acreditar que não existe alguma centelha para iluminar o caminho. Sentimo-nos cansados, incapazes e fracos.
Em contra partida, a força permite movimentarmos aquilo com o qual interagimos: uma porta se move mediante a força que aplico sobre ela, um clipe de metal move-se ao ser aproximado de um imã, um resultado de uma prova é modificado de acordo com o empenho, a força, com que eu me dedico aos estudos. Mas, como ter forças em situações em que é tirado de nós todo o vigor? Quando estamos angustiados nossas forças vão se esvaindo e, não importa o que façamos, acaba. Por que?
Por que a força do homem é limitada e pequena. Por mais forte que seja o homem, seja essa força física, emocional ou espiritual, ela é limitada.
Por isso, em dias de angústia a bíblia não nos ensinar a apoiar-nos em nós mesmos, pois inevitavelmente nos cansaremos e nos mostraremos fracos. Diferente disto, precisamos reconhecer a nossa fraqueza e a necessidade de fortalecimento da parte Deus. Assim com o fez o apostolo Paulo, quando sofrendo as angústias por amor a Cristo; declarou ele “(...)Porque, quando estou fraco, então, ai é que sou forte.”1 Pois àqueles que reconhecem a sua fraqueza e derramam sua lagrimas de angústia ante Deus esperando nEle, voam com asas como águia; correm e não ficaram exaustos, caminham e não se cansam.2
Se você esta passando por um momento de tristeza profunda e percebe-se sem forças, lembre-se que você é limitado e que Jesus enquanto homem também passou por isso. Jesus sabe exatamente o que você está passando. Jesus enfrentou muitos momentos angustiantes: passou fome, frio, desconforto, preconceito, calúnia, a morte de um amigo, traição, violência, preções psicológicas, assédio, humilhação, abandono e até mesmo uma morte cruel e dolorosa, mas por conta disso há pra você a seguinte promessa: “Porque, tendo em vista o que Ele mesmo [Jesus] sofreu quando tentado, Ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” 3
Jesus é o segredo de uma grande força, mesmo em dias de angústia.
Bibliografia
Bíblia de estudos e concordâncias. HITCCOCK ROSWELL D; Rio de Janeiro: 2005; (NVI)
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
1 - 2 Coríntios 12:10 b
2 – Isaías 40: 30 e 31
3 – Hebreus 2: 18