domingo, 21 de abril de 2013

Facebook não é Deus



Recentemente, tive uma discussão com um irmão em Cristo. E, embora tenhamos esgotado nossa paciência para falar sobre o assunto, não chegamos a nenhum denominador comum. Fiquei muito irritado e o meu impulso inicial, mesmo nunca tenha feito isso antes, foi de escrever no facebook um comentário desaforado direcionado a ninguém exatamente; um comentário reclamando da “nuvem”. As pessoas que não soubessem da história iriam me direcionar palavras de consolo e motivação. Mas, meu irmão, teoricamente o pivô do meu sentimento, ficaria ferido. Fiquei por alguns minutos preciosos avaliando as conseqüências desse ato, e desisti. No entanto, eu precisava gritar. Queria por para fora toda a minha frustração e ira.

Entrei no meu quarto. Sentei no sofá, cansado de falar comigo mesmo, e abri a minha boca para falar com Deus.

O facebook não é Deus, embora há quem transfira ao facebook atribuições que pertencem a Ele. Muitos tem se deixado influenciar pelo hábito de pessoas que não conhecem o Deus íntimo, pessoal e poderoso da bíblia, e que na falta de alguém para recorrer em momentos de dificuldades, liberam tudo na internet. Ali, sempre há alguém para consolar, motivar ou botar mais lenha na fogueira. O facebook virou um misto de divã, confessionário e tribunal, onde todos são psicólogos, pacientes, sacerdotes, fieis, réus, membros do júri, advogados e juízes, tudo ao mesmo tempo. As pessoas são feridas e relacionamentos são desfeitos, porque a “nuvem” ficou sabendo do problema antes mesmo dos verdadeiros interessados. Diariamente, milhões de pessoas ao redor do mundo descarregam suas fraquezas em uma frase no mural do facebook, enquanto existe um Deus esperando para se relacionar com cada uma delas de forma mais particular e profunda que qualquer um dos seus quinhentos amigos virtuais.

“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Jeremias 33:3

Deus deseja ouvir os nossos choros e também os nossos sorrisos. Quantas vezes o facebook sabe de uma benção antes que se agradeça ao Senhor. Deus deseja relacionar-se conosco, mas não de qualquer forma. Ele deve ser o primeiro a ser comunicado de um problema. Precisa ser o primeiro a ser chamado na hora de reclamar de algo ou alguém. E principalmente, deve ser o primeiro a ser ouvido. Ele tem o consolo, a motivação e as palavras de Paz que tanto precisamos.

Em um momento do ministério de Jesus, seus discípulos começaram a voltar-se para outros caminhos. As palavras de Jesus pareciam duras e amargas e existiam outras centenas de mestres que tinham alimento mais doce, palavras que todos querem ouvir. Então Jesus perguntou aos doze:

" - Vocês também não querem ir? - Simão Pedro lhe respondeu - Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna"
João 6:67 - 68

Mesmo que as palavras do Senhor Jesus, não lhe pareçam tão agradáveis e divertidas, e sua companhia lhe pareça menos descolada que o leque de personalidades que o facebook proporciona, descarregue nEle todas as coisas boas e ruins da sua vida, pois Deus não te expõe, é ótimo em guardar segredo e especialista em resolver questões difíceis.

Lançando sobre Ele todas a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.1 Pedro 5:7

Grande abraço, e que a paz do Senhor Jesus alcance a todos vocês.
Continuem construindo pontes.

Miss. Tiago Almeida

sábado, 2 de março de 2013

Crescimento Pessoal e do Reino. Antagônicos?


Por muito tempo entendi que seria conflitante ter uma vida financeira abundante e doar minha vida a obra de Deus. Na verdade, o que eu tinha era medo. Medo de não saber equilibrar a busca pelo crescimento intelectual, profissional e financeiro, com a busca pelo crescimento espiritual e do Reino de Deus. Olhava algumas coisas que eu queria, como a possibilidade de comer em um bom restaurante, de morar em um lugar bonito, com acesso a lazer e outras facilidades, poder desfrutar de alguns bens como roupas bonitas e de boa qualidade, com temor de que me dominassem ou de que me faltasse sabedoria para administrar os tempos, as energias, emoções e pensamentos que seriam despendidos a obter todas estas coisas em detrimento do que realmente importa; servir ao Deus Eterno.  Alguns diziam “O dinheiro é a raiz de todos os males”.  Graças dou a Deus, que me moldou através de homens e mulheres que conheciam a verdade da sua palavra,

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timoteo 6:10).

O dinheiro não é o mal, e sim o amor a ele.

Comecei a questionar o que estava em meu coração. E não só naquele tempo, mas em vários momentos da vida pergunto-me, ainda, a mesma coisa. Qual é o meu propósito nesta terra? O que ocupa o lugar de honra em meu coração?

É desejo de Deus que nós tenhamos conhecimento de Deus, especificamente, e das ciências, ou seja, crescimento intelectual, que, por consequência, reforçam o conhecimento de Deus, uma vez que todos os tesouros da ciência estão em Cristo (Cl 2: 2 e 3). Quem pode entender mais de Física, Química e Astronomia, do que o criador dos elementos químicos e suas interações? Quem pode entender mais sobre Biologia, Medicina e Fisioterapia, do que aquele que desenhou cada célula? Quem pode saber mais sobre antropologia, psicologia e psicanalise, do que quem formou a alma do ser humano? Qual é o bem mais precioso? Dinheiro, carro, propriedades, ouro, petróleo, informação, poder ou a VIDA? Tudo esta nas mãos de Deus. Aleluia! E Ele pode me dar tudo se quiser. Mas, o meu coração não pode estar em nenhuma destas coisas. O meu coração precisa estar voltado para Deus, e unicamente para Ele. Desta forma não há equilíbrio, porque não há como amar a Deus e negligenciar a família, os amigos e a si mesmo (1 Tm 5:8; Jo 14:21; 1 Jo 4:20; 1 Co 6:19). O próprio equilíbrio, sabedoria, e organização aos quais me referi no início, chegam como consequência da entrega total a Deus,  bem como o entendimento para receber de Deus a porção determinada para mim, confiando que Ele irá suprir as minhas necessidades (Hb 13: 5; 1 Pe 5: 6 e 7; Mt 6: 31 ao 33). E isso é a verdadeira prosperidade!

Buscarei, então, ao Senhor em tudo que faço, e esperarei dEle o que separou para mim. Se é entre Reis; que assim seja. Se é entre o povo; amém! E a cada dia poderei fazer minhas, as palavras do apostolo Paulo:

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.
Filipenses 4:11-13
 

A paz do Senhor Jesus, a todos vocês. E continuem construindo pontes.

Tiago Almeida